Instituto Pensar - Fabricante da ivermectina diz que remédio é ineficaz contra Covid-19

Fabricante da ivermectina diz que remédio é ineficaz contra Covid-19

por: Eduardo Pinheiro 


A recomendação original de uso da ivermectina presente em bula é voltada para tratamento de infecções causadas por parasitas.
Foto: Prefeitura de Itajaí


A farmacêutica Merck, responsável pela fabricação da ivermectina, informou em comunicado enviado na quinta-feira (4) que não há dados disponíveis que sustentem a eficácia do medicamento contra a Covid-19.

Assim como a cloroquina, o medicamento fez parte do chamado ?Kit Covid? do governo federal, voltado ao suposto ?tratamento precoce? da doença.

"Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias?, diz o comunicado.

Um levantamento feito pelo G1 apontou que a venda do medicamento teve um aumento de 557% entre 2019 (antes da pandemia) e 2020 (quando a pandemia começou).

"Nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19 de estudos pré-clínicos; nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença Covid-19, e; a preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos?, diz trecho da nota.

Capitão Cloroquina

Em live semanal nesta quinta (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou recuar na defesa da cloroquina e se mostrou irritado com o apelido "Capitão Cloroquina?.

Logo em seguida, surgiram milhares de postagens com memes e muita indignação com as atitudes do governante que "enfiou goela? abaixo dos brasileiros um medicamento ineficaz e até prejudicial no combate à Covid-19.

Em sua rede social, o deputado federal Alessandro Molon (PBS-RJ) declarou que Bolsonaro "tenta tirar o corpo fora? na defesa do remédio "tão ineficaz quanto seu governo?.

https://twitter.com/alessandromolon/status/1357689832525471746?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1357689832525471746%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Ffabricante-da-ivermectina-diz-que-remedio-e-ineficaz-contra-covid-19%2F

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: